Criadores de Sorrisos

Vamos ajudar a criar Sorrisos! Pequenos gestos fazem grandes sorrisos e todas as mãos podem ajudar, se o coração assim quiser. Esta pagina será um local para oferecer ajudas, receber sugestões, indicar pessoas que necessitam...um local de encontro para as pessoas que queiram ser solidárias, com pequenos gestos e sem propaganda.

A minha foto
Nome:
Localização: Funchal, Madeira, Portugal

tenho quase tudo para ser feliz mas ando sempre à procura de qualquer coisa, que não sei o que é.

24.2.06

Centro da Mãe

No Funchal, existe desde 1999 uma Associação de Solidariedade denominada "Centro da Mãe". O centro localiza-se na Rua Brigadeiro Oudinot, 10, 2º andar (telefone: 291 22 40 47) e tem como missão apoiar grávidas e jovens mães em situações de risco e as suas crianças. A instituição recebe vários apoios para poder funcionar, mas o trabalho voluntário é sempre bem-vindo quando se trata de ajudar os outros.
Num prospecto do Associação, que trouxe aquando de uma visita ao local, há o seguinte apelo: "Quer ajudar? Torne-se nosso associado e colabore em várias actividades necessárias ao nosso projecto.
O seu donativo é-nos indispensável para a realização do capital para: aquisição de terreno; construção de edifício; aquisição de mobiliário e equipamento; despesas de funcionamento. Necessitamos ainda: Géneros alimentícios; Roupas; Brinquedos, livros, etc."
Vamos ajudar, cada um da forma que lhe for possível, o Centro da Mãe!

22.2.06

Feira da Cáritas na Praça da Restauração

Na Praça da Restauração, atrás do Palácio de São Lourenço, decorre até ao fim da tarde da próximo sexta-feira, dia 23, uma Feira de Roupas Usadas, promovida pela Cáritas Diocesana do Funchal.
São roupas em bom estado, muitas visivelmente novas, embora possam não ser da última moda. Os preços são acessíveis e uma das sugestões é procurar ali disfarces para o Carnaval, aproveitando para ajudar a Cáritas. Boas compras.

Mais roupas para o senhor que sofreu acidente

A nova criadora de sorrisos Yola também se predispõe a oferecer roupa paara o senhor que sofreu o acidente e irá ser operado (caso relatado pela Andorinha e que já teve o apoio da Isabel e de outro criador de sorrisos). Yola, o meu email encontra-se no blog, em cima, onde diz "view my complete profile". Por-te-ei em contacto com essas pessoas:

Olá Isabel.Tenho algumas roupas para o senhor que teve o acidente.

Yola

Oferta de boneca para criança

Uma nova criadora de sorrisos acaba de se prontificar a oferecer uma boneca à menina de nove anos, cuja situação de dificuldades foi aqui apresentada pela Andorinha. Agradeço à Yola que me contacte para o email a fim de combinar a entrega da boneca:

Olá, sou nova aqui , mas quero deixar uma mensagem acerca da menina de 9 anos. Posso oferecer uma boneca.
Yola

15.2.06

MAC com falta de voluntários

O MAC (Movimento Apostolado da Criança) tem actualmente a sua acção limitada por falta de voluntários. Dessa realidade se queixam os responsáveis pelo Movimento, que se dedica a apoiar as crianças dos bairros sociais, numa entrevista recente ao Diário de Notícias. Eis outra forma de ser solidário. Um pouco do nosso tempo pode ajudar a criar muitos sorrisos.
A referida notícia fica aqui transcrita:


O Movimento Apostolado da Criança (MAC) é uma instituição de solidariedade social que tem por objectivo estar presente nas zonas mais desfavorecidas. Uma meta que nem sempre pode ser cumprida, pelo menos dentro do que seria desejável, uma vez que não existem voluntários para atender a todas as necessidades, conforme explicou a presidente deste movimento cristão, Sónia Ferraz.
Fundado na Região por professores vindos do continente, o MAC iniciou a sua acção no concelho de Câmara de Lobos e no bairro de João Gomes, no Funchal.
Hoje em dia, Câmara de Lobos é uma das zonas onde existe falta de pessoas, nomeadamente para o bairro das Malvinas. «Nós gostávamos muito de lá estar, mas não há ninguém para lá ir», sublinhou Sónia Ferraz.
O Movimento está, contudo, presente no sítio da Vera Cruz e nas Fontainhas, na Quinta Grande. Esta última, uma zona isolada e onde as condições de vida são mais difíceis.
No Funchal, o MAC visita o bairro da Nazaré e está atento ao percurso de alguns jovens que já foram acompanhados pelo Movimento no bairro do Hospital.
Numa fase inicial, está o contacto com as crianças do bairro de Santo Amaro. Com estas e com as que comparecem na sede, na Rua dos Ilhéus, o movimento cristão acompanha cerca de 200 crianças.
Em todos estes locais, são realizadas reuniões aos sábados, contando o MAC actualmente com uma equipa de quinze voluntários, entre eles, duas psicólogas, uma animadora social e alguns professores.
Segundo Sónia Ferraz, surgem por vezes interessados em colaborar com a associação, mas nem sempre com o tempo exigido para o tipo de intervenção que tem de ser feito. «Tem que ser alguém disponível e que aceite o outro como é», disse.
Mas não é apenas com a falta de recursos humanos que o Movimento Apostolado da Criança se debate. As actividades estão limitadas ao magro orçamento da associação, que consegue realizar pequenos "milagres" graças ao apoio de diferentes entidades ou pequenas contribuições feitas por particulares.
Ao nível dos transportes e do acesso aos espaços balneares do Funchal, o Movimento conta com a ajuda da Câmara do Funchal, havendo também muitas outras actividades lúdicas que acabam por ser oferecidas às crianças.
Como movimento cristão, o MAC obtém também algumas verbas com o apoio dos párocos através de peditórios realizados às portas das igrejas. Segundo Sónia Ferraz, são efectuados anualmente dois a três peditórios, sendo as verbas angariadas revertidas a favor das actividades promovidas junto das crianças.
Ao longo do ano, são igualmente realizadas acções de sensibilização, quando estas se justifiquem, junto das comunidades onde o MAC está presente, as quais apenas são possíveis pela colaboração gratuita de diferentes técnicos.

Sílvia Ornelas , in Diário de Notícias do Funchal

13.2.06

Quem quer a Violeta?

A Violeta estava abandonada e foi ficando na casa onde tiveram pena dela e lhe deram comida. Agora tem dois filhotes. O casal que a acolheu não tem possibilidades para pagar uma esterilização, nem as melhores condições de espaço. Uma vez que o Quintal não é vedado, ela é mantida amarrada.
A Violeta não é de raça, nem se pode dizer que seja bonita. Mas olhem bem para ela: é simpática e tão ternurenta! Quem quer ficar com a Violeta?

Brinquedo para aniversário de menina de 9 anos

Sugestão da criadora de sorrisos Isabel Camacho ao criador de Sorrisos André:

Sei que sou atrevida, mas queria deixar uma mensagem ao André que se predispôs a comprar a banheira para a bébé da Diana.
Uma vez que a Andorinha conseguiu a banheira, fica a sugestão (ao André) para que ofereça um brinquedo à menina de 9 anos que está prestes a fazer anos. Agradeço por ela.

Isabel Camacho

Roupas para o senhor que sofreu acidente

Chegou já resposta ao apelo da criadora de sorrisos Andorinha, para ajudar com roupas um senhor que sofreu um acidente de trabalho e o patrão não assumiu. A criadora de sorrisos Isabel Camacho já tem roupas para oferecer e começa por mostrar a sua satisfação face ao anúncio de haver um criador de sorrisos disposto a financiar a operação de que esse senhor necessita:


Louvado seja Deus, como diria a minha bisavó Ludovina. Afinal este não é um mundo cão, ainda existem gatinhos......Boa sorte ao nosso amigo para a operação. Já tenho um saco com algumas roupas para ele. Alô Andorinha, já podes vir buscar.

Isabel Camacho

Livros....

Resposta à pergunta da Isabel Camacho:

Se gosta de ler ou não, não faço ideia, mas é possível, tanto quanto sei é uma excelente aluna :)

Andorinha :)

12.2.06

Roupas para menina de 4 anos

Resposta ao Apelo da Andorinha, para ajudar uma menina de 9 anos.


Também eu recebi hoje em casa uma menina de 4 anos pronta para o baptizado do irmão de 9 meses, mas nem tinha umas peúgas para meter nos sapatos esfolados. Tenho uma colega que talvez consiga resolver o assunto. A Cristina confidenciou- me há dias que tinha lá em casa roupas que deixaram de servir às filhas e que por falta de tempo ainda não tinha entregue a uma instituição.Vou falar com ela. A menina de 9 anos gosta de ler? Uma outra colega, a Sofia Lacerda entregou- me, no Natal, livros infantis e raquetes para dar a alguém que necessite. Tenho uma Pipi das meias altas para lhe oferecer.

Isabel Camacho

10.2.06

Roupa e brinquedos para menina

Procuram-se criadores de sorrisos: Chegou-nos este apelo da Andorinha:

Olá a todos!
Venho mais uma vez fazer um apelo. Tenho uma colega que conhece uma menina que tem carências a nível de roupas e brinquedos, e que está prestes a fazer anos...pensei que se calhar poderia recolher algumas coisas para lhe entregar. A menina tem 9 anos. Quanto a mim já recolhi alguns brinquedos e roupa da minha irmã. Se mais alguém quiser contribuir agradecia. Obrigada a todos :)

Andorinha

Chegou o berço para o bebé

O berço da bébé da Diana já chegou. Em nome da mamã que já está em casa, em repouso, os meus agradecimentos à Cristina Nisa que acedeu a desfazer- se da caminha, em nome de uma boa causa.

Sábado, 4 de Fevereiro
Isabel Camacho

4.2.06

Financiamento de operação

Um criador de sorrisos acaba de se oferecer para financiar a operação de que necessita o senhor que magoou o pé num acidente de trabalho, um caso aqui apresentado pela Andorinha.
Ela mesma nos faz chegar essa boa notícia, em resposta ao comentário da Isabel Camacho:


Olá,
A sua maior carência é a nível de vestuário, pelo menos neste momento. Quanto a comida a minha avó tem ajudado juntamente com outras pessoas. A operação de que necessita para voltar a andar normalmente, já tem alguém disposto a financiar.
Andorinha :)

3.2.06

Oferta da cama para bebé

Já consegui a cama para o bébé. O meu colega Rui França conseguiu e vai entregar amanhã, Sábado. A Diana já está no Hospital, cheia de dores, porque a gravidez só tem 7 meses e o médico diz que não deve nascer já.
A Diana é a menina de 16 anos, que estamos a ajudar.

Isabel Camacho

Apelo sem respostas......

ESTOU UM POUCO TRISTE E QUERO SORRIR MAIS UMA VEZ. A NOSSA AMIGA ANDORINHA DEU CONTA DE UM SENHOR QUE PRECISA DE ROUPA E SAPATOS E NINGUÉM RESPONDEU AO APELO. E SERÁ QUE ELE NÃO TEM OUTRAS CARÊNCIAS? SE FOR PRECISO RECOLHER ALIMENTOS, POR EXEMPLO, CONTEM COMIGO.

ISABEL CAMACHO

Abrigo de Nossa Senhora de Fátima

O Abrigo de Nossa Senhora de Fátima tem a seu cargo raparigas entre os 6 e os 12 anos e aceita roupas de menina para estas idades, bem como materiais escolares. Caminho do Poço Barral, Santo Amaro, telefone 291 764658.

Criadores de Sorrisos no Jornal

Boas notícias o "nosso blog" saíu no Jornal da Madeira a 30 de Janeiro, página 19, como o "blog do dia".

Isabel Camacho