Criadores de Sorrisos

Vamos ajudar a criar Sorrisos! Pequenos gestos fazem grandes sorrisos e todas as mãos podem ajudar, se o coração assim quiser. Esta pagina será um local para oferecer ajudas, receber sugestões, indicar pessoas que necessitam...um local de encontro para as pessoas que queiram ser solidárias, com pequenos gestos e sem propaganda.

A minha foto
Nome:
Localização: Funchal, Madeira, Portugal

tenho quase tudo para ser feliz mas ando sempre à procura de qualquer coisa, que não sei o que é.

9.11.07

Bazar da Solidariedade na Camacha a 10 e 11 de Novembro

Iniciativa do Movimento de Voluntariado de Santa Cruz hoje e amanhã na Camacha

Bazar da Solidariedade dá ajuda a desfavorecidos

O Movimento de Voluntariado para a Solidariedade e Coesão Social do Concelho de Santa Cruz, leva a efeito hoje e amanhã o denominado “Bazar da Solidariedade”, iniciativa que visa angariar fundos para a causa que vai de encontro à sua génese que passa por congregar voluntários de diversas áreas profissionais que disponibilizam algum do seu tempo aos outros, tendo por campo de acção o conhecimento de situações de carência de algumas famílias do Concelho.
O “Bazar da Solidariedade” que hoje terá início, vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, criador do movimento e irá funcionar durante estes dois dias, com diversas iniciativas, entre as quais se destaca a venda de artigos diversos, barracas com comes e bebes e animação.A totalidade dos artigos que serão vendidos e cuja receita reverterá a favor do Movimento de Voluntariado, foram doados por empresas e particulares.
O Movimento de Voluntariado tem vindo a efectuar um trabalho válido de intervenção em áreas fundamentais que visam situações de pobreza e exclusão social; Apoio na reabilitação de habitações (pareceres técnicos, elaboração de cálculos de estrutura; projectos de arquitectura; reconstrução de habitações); acompanhamento jurídico; recolha e distribuição de bens (roupas, calçado, louças e mobiliário) e angariação de fundos.Novas áreas de intervenção em perspectiva.
A experiência acumulada e a constatação de diversas necessidades levam a que este Movimento de Voluntariado tenha em perspectiva a actuação noutras áreas, tais como a criação de um banco de ajuda técnica e o voluntariado empresarial. O primeiro pretende disponibilizar, por empréstimo ou doação, auxiliares para situações clínicas, para as famílias que dele careçam, melhorando a situação de vida de pessoas idosas, doentes ou com deficiência, como também dos familiares que lhes dão apoio.Relativamente ao voluntariado empresarial, o Movimento pretende desenvolver parcerias com empresas da região, tendo em vista o reforço dos programas implementados, nomeadamente do da reabilitação de habitações.Esta política de reabilitação de habitações degradadas de famílias com comprovadas carências económicas, tem evidentes benefícios humanos e sociais, dando ainda um importante contributo no desenvolvimento rural e na defesa da paisagem.

Duarte Santos, in Jornal da Madeira, 9 - 11 - 2007